Conecte-se conosco
PUBLICIDADE

Câmara de Campo Grande

O Projeto “Março Roxo” de autoria do Vereador Dr Jamal, aprovado na Câmara Municipal de Campo Grande

Publicado

em

“Março Roxo”, (Projeto de Lei Ordinária 9.976/2021), de autoria do Vereador Dr Jamal, aprovado na Câmara Municipal de Campo Grande, tem por objetivo conscientizar a população sobre a epilepsia, por meio de divulgação de informações para a devida compreensão, proteção e apoio às pessoas acometidas por essa doença neurológica, que afeta sensivelmente além do próprio doente, outros integrantes da sua família e pessoas do seu convívio, inclusive propiciando dificuldades também na sua vida profissional, uma vez que há no tecido social um grande desconhecimento acerca desta enfermidade, com a consequente ocorrência de toda a sorte de preconceitos.
A Epilepsia é uma doença neurológica crônica caracterizada por crises epilépticas que ocorrem devido a uma atividade excessiva das células cerebrais. Uma causa comum de epilepsia em todas as idades é a genética, embora isto não signifique que ela é herdada, quando podem existir ou não lesões cerebrais como malformações. Já as causas adquiridas mais comuns variam com a idade.
A motivação para que fosse elaborado o projeto “março roxo”, partiu de uma visita ao gabinete do vereador Dr Jamal, por parte das senhoras Adriana e Marlene, mães de epilépticos, que relataram todas as dificuldades que sofrem as famílias que possuem em seu contexto pessoas com esta enfermidade neurológica, com obstáculos a serem superados no ambientes social, escolar e profissional.
Dr Jamal, com a sua vivência profissional, se mostrou sensível ao apelo destas mães e tomou a iniciativa em elaborar um projeto voltado para a conscientização, a divulgação e o esclarecimento do que efetivamente é a Epilepsia e como deve ser a ação tanto por parte do poder público quanto por parte da sociedade com vistas a inserção dos portadores de epilepsia no cotidiano, seja no ambiente familiar, na escola e na atividade laboral, quebrando preconceitos e paradigmas que os impedem em um convívio social pleno, corroborando assim, para que se tenha o devido respeito à diversidade e a consciência de que se vive em um mundo plural.
O projeto “Março Roxo” traz em seu escopo, dentre outros pontos: conscientizar a população sobre o que é a epilepsia, sensibilizar a sociedade para que compreendam e apóiem as pessoas com epilepsia, divulgar, por todos os meios possíveis, as atitudes que devem ser tomadas pelos que presenciam uma crise epiléptica, estimular atividades de divulgação, proteção e apoio às pessoas com epilepsia e suas famílias, divulgar, prestar informações e apoiar pessoas com epilepsia que buscam tratamentos de saúde. As atividades realizadas deverão ser planejadas e desenvolvidas em conjunto com este Poder e com os órgãos e entes públicos e privados relacionados, compreendendo entre outras, palestras, apresentações, distribuição de panfletos ou cartilhas informativas.
Em síntese, é um projeto de cunho social e educativo, enfatizando a solidariedade, o respeito humano e a empatia, valores imprescindíveis para que se tenha uma sociedade saudável e consciente.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook