Política
Pesquisa realizada em Ponta Porã mostra 5 cenários possíveis para a eleição de 2024

Levantamento realizado pelo Instituto AR7 Pesquisas de Opinião, no período de 17 a 21 de agosto deste ano, junto a moradores do município de Ponta Porã (MS) com 16 anos ou mais de idade, revela cinco cenários para as eleições 2024, segundo os entrevistados.
Espontânea
O Instituto AR7 ainda fez uma pesquisa espontânea para prefeito de Ponta Porã e a liderança ficou com o ex-prefeito Hélio Peluffo (PSDB), com 28%, seguido de perto pelo atual prefeito Eduardo Campos, com 15%, e pelo conselheiro do TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul), Flávio Kayatt, com 9%.
Depois aparecem a vereadora Lourdes Monteiro, com 3%, o ex-secretário Caio Augusto, com 2,4%, o empresário Carlos Bernardo, com 2,2%, o secretário municipal de Segurança Pública, Marcelino Nunes de Oliveira, com 0,8%, o vereador Edinho Quintana, com 0,4%, a vereadora Anny Espindola, com 0,2%, e o vereador Rafael Modesto, com 0,2%, enquanto 0,2% dos entrevistados apontaram outros nomes e 38,6% não sabem ou não responderam.
1º cenário
No primeiro cenário da pesquisa estimulada, Eduardo Campos lidera com 26% das intenções de votos, seguido bem de longe pela vereadora Lourdes Monteiro (MDB), com 12,2%, que aparece empatada com empresário Carlos Bernardo (sem partido), com 11%, e o ex-secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Indústria, Comércio e Turismo, Caio Augusto (PSD), com 10,4%.
Mais atrás aparecem o vereador Edinho Quintana (PHS), com 2%, a vereadora Anny Espindola (PSDB), com 0,6%, e o vereador Rafael Modesto (PSDB), com 0,4%, sendo que 37,4% dos entrevistados não sabem ou não quiseram responder.
2º cenário
A pesquisa do Instituto AR7 também realizou um segundo cenário na estimulada e Eduardo Campos também é o 1º colocado com 29,2%, enquanto bem atrás aparecem o empresário Carlos Bernardo, com 17,4%, que está empatado com o ex-secretário municipal Caio Augusto, com 15,2%, enquanto o vereador Edinho Quintana obteve apenas 2,6% das intenções de votos, sendo que 35,6% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
3º cenário
No terceiro cenário, o prefeito Eduardo Campos mantém a liderança, com 38% das intenções de votos, seguindo bem de longe pela vereadora Lourdes Monteiro, com 18%, sendo que 44% dos entrevistados não sabem ou não quiseram responder.
4º cenário
Já no quarto cenário Eduardo Campos aparecem com 35% das intenções de votos, enquanto o empresário Carlos Bernardo alcançou 22%, sendo que 43% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
5º cenário
No quinto e último cenário, o prefeito Eduardo Campos lidera com 40% das intenções de votos, enquanto o ex-secretário Caio Augusto soma 17%, sendo que 43% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Rejeição
A pesquisa ainda levantou a rejeição estimulados dos possíveis candidatos e, nesse quesito, a campeã é a vereadora Lourdes Monteiro, com 9%, enquanto em seguida aparecem a vereadora Anny Espindola, com 8%, o ex-secretário Caio Augusto, com 7,2%, o vereador Rafael Modesto, com 5,8%, o empresário Carlos Bernardo, com 5,6%, o prefeito Eduardo Campos, com 4,4%, e o vereador Edinho Quintana, com 4%, sendo que 56% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
O levantamento é do tipo quantitativo probabilística, ou seja, no momento das entrevistas todos os componentes do universo tiveram a mesma chance de serem sorteados para responderem ao questionário. Ao todo, foram ouvidos, por telefone, 500 moradores do município de Ponta Porã com 16 anos ou mais de idade, sendo que a margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%.



