Prefeitura adere à campanha ‘Sinal Vermelho para a Violência Doméstica’

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

A Prefeitura de Campo Grande aderiu a campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”, realizada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),  Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem por objetivo disponibilizar às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, especialmente durante o período de isolamento social em meio à pandemia de Covid-19, mais um meio de denunciar seus agressores. O município conta com 85 farmácias na Rede Municipal de Saúde que poderão integrar a campanha como ponto de acolhimento e denúncia.

Para denunciar, basta que a mulher mostre um “X” vermelho, que pode ser desenhado na palma da mão ou em um pedaço de papel, usando batom, tinta ou qualquer material. A Polícia Militar deverá ser imediatamente acionada. Os servidores das unidades que eventualmente venham a integrar à campanha ainda deverão receber orientações sobre como proceder diante da situação.

Em Mato Grosso do Sul,  a iniciativa é conduzida pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça com apoio do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MS). Além das farmácias da Rede Municipal de Saúde, a campanha deve contar com adesão das farmácias e drogarias privadas. A Capital possui cerca de 400 estabelecimentos, segundo o CRF-MS. No Estado, são mais de 1 mil.

Segundo a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS, existe constatação de subnotificação dos casos de violência doméstica e familiar contra mulheres, detectada durante a pandemia do coronavírus nas unidades policiais e judiciárias. Com o isolamento social, as mulheres ficam confinadas em suas casas com seus agressores, à mercê de toda forma de violência.

Fonte: Assecom

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Never miss any important news. Subscribe to our newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Recentes no Site

Prefeitura de Campo Grande