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Campo Grande

Professores de Geografia da Reme fazem trabalho de campo em pontos turísticos de Campo Grande

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Voltado aos professores de Geografia da Reme (Rede Municipal de Ensino), o trabalho de campo pensado para mostrar a história da Capital, os indicadores socioeconômicos e espaços públicos, é feito durante esta semana, de terça (17) à sexta-feira (20), com os docentes que visitam os pontos turísticos urbanos de Campo Grande. O encontro dos 74 inscritos faz parte da formação continuada e o tema atende uma solicitação feita pelos professores.

Durante o dia, eles visitam o Monumentos dos Desbravadores, o condomínio Village Paraty, Museu José Antônio Pereira e o condomínio Dahma.

De acordo com o técnico da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Rafael Bastazini, a formação é destinada aos professores do 1º ao 9º ano. “Este ano começamos a dar formação também aos professores regentes, porque era um pedido deles, de se aprofundar mais na Geografia e levar isso para sala de aula”.

A professora regente Gislene Tofonelli, leciona na Escola Municipal Frederico Soares para os alunos do 5º ano. “Essa formação amplia o repertório sendo possível passar com mais clareza para os alunos em sala de aula a história de Campo Grande. Eu sou do interior de São Paulo e conhecer a Capital mais profundamente, melhora o contexto do que ensino em sala”.

Claudiane de Jesus Batista Guilherme é professora de Geografia e está há dois anos em Campo Grande. Ela veio de Minas Gerais e também acha importante conhecer a Capital da maneira como está sendo mostrada. “As formações são muito dinâmicas e o que é passado aqui para nós, passamos em sala de aula. É lúdico”.

Larissa do Nascimento Corrêa Silva, professora regente do 5º ano na Escola Municipal Professora Gonçalina Faustina de Oliveira, fala sobre as ideias trocadas durante a formação. “Nos encontramos com outros professores e então, trocamos ideias sobre como podemos aplicar determinado assunto em sala. Eu mesma conheci o Museu José Antônio Pereira quando era aluna, isso tem 20 anos. Estar aqui nesta experiência é muito enriquecedor”.


Conforme a gerente do Ensino Fundamental e Médio da Semed, Ana Ribas, a relevância da formação consiste na possibilidade dos professores regentes vivenciarem situações concretas relacionadas às concepções do componente curricular de Geografia. “É uma formação que alia teoria e prática a partir do nosso contexto sócio histórico”.

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