Projeto amplia atividades exercidas por MEIs; Saiba o que muda

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Microempreendedores Individuais (MEIs) poderão ampliar suas atividades de atuação a partir da aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 7/21 da Câmara dos Deputados. A ideia é aprimorar as diretrizes que regem os pequenos empreendedorismos.

Hoje em dia, o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) é responsável por regular todas as atividades que podem ser enquadradas como MEI. No entanto, segundo o deputado delegado Éder Maduro (PSD-PA), as normas atuais da modalidade vêm dificultando o crescimento dos negócios.

“É imprescindível criar condições menos burocráticas e mais favoráveis possibilitando um cenário mais vantajoso e propício para o empreendedor”, declarou Mauro. De acordo com o parlamentar, o PLP vai endossar um cenário no qual o MEI poderá se registrar em qualquer atividade econômica.

A única exceção seriam as atividades cujo grau de risco é alto. Ademais, ainda de acordo com o projeto, o CGSN ficará encarregado de autorizar as ocupações que serão exercidas pelos MEIs.

Mais empregados MEIs

Outra novidade estabelecida pelo texto do deputado inclui a medida que permite o aumento no número de empregados de 1 para 4 no caso de quem é MEI. Segundo Mauro, a formalização contratual de até 4 funcionários é necessária tendo em vista o crescimento significativo da categoria de microempreendedores individuais pelo país.

Por fim, o deputado entende que as alterações propostas no chamado Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte vão contribuir positivamente aos interesses sociais dos donos de pequenos negócios, sobretudo diante da necessidade de retomada da economia no período pós-pandemia.

Para saber mais sobre a proposta, basta conferir o projeto na íntegra.

Fonte: Edital Concurso Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Recentes no Site

Prefeitura de Campo Grande