Conecte-se conosco
PUBLICIDADE

Saúde

Projeto de prevenção ao câncer irá oferecer quase 3,5 mil exames e zerar filas

Publicado

em

Foi assinado na tarde desta sexta-feira (30) o termo de prestação de serviço para a realização de quase 3,5 mil exames de prevenção e diagnóstico de câncer em Campo Grande. A parceria envolve a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que irá realizar os agendamentos dos pacientes, e o Hospital de Câncer Alfredo Abrão, que executará os exames, e vai zerar a fila de pacientes que aguardam por esses procedimentos. 

Serão realizadas, em seis meses, 1.100 colonoscopias, 1.100 endoscopias, 407 biópsias de tireoide, 32 punções de mama e 800 cintilografias. De acordo com o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, há ainda tratativas para inserir no pacote exames de ressonância magnéticas, e para diagnóstico de próstata. 

O acordo já tinha sido feito em fevereiro deste ano, mas só foi oficializado agora devido à pandemia do novo coronavírus, sendo necessário, também, uma atualização das quantidades de exames a serem prestados, já que os atendimentos ambulatoriais precisaram ser suspensos por alguns meses. 

O intuito do projeto é zelar pela saúde dos pacientes atendidos pelo SUS, permitindo assim, aqueles com diagnóstico positivo para qualquer tipo de câncer iniciem o tratamento o mais brevemente possível, já que assim as chances de sobrevida aumentam significativamente. 

Campanhas para prevenção 

A assinatura do termo foi feita durante o encerramento da campanha “Outubro Rosa” e lançamento da campanha “Novembro Azul”, que enfatizam a necessidade do acompanhamento contínuo na saúde, tanto da mulher quanto do homem, para prevenção e diagnóstico precoce do câncer. 

Entre as mulheres, o câncer de mama é o mais recorrente e que tem o maior número de óbitos no país, enquanto entre os homens, o mais comum é o de próstata.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook