Política
Promessas dos políticos: prefeitos cumpriram 15% dos compromissos de campanha após 1 ano de mandato
Levantamento do g1 considera 1.091 promessas assumidas pelos então candidatos das 26 capitais durante a campanha eleitoral de 2020. Os dados mostram, ainda, que 18% das promessas foram cumpridas parcialmente e 66% ainda não foram cumpridas.
Ampliar o ensino integral, retomar as obras paradas, reduzir os gastos públicos, construir moradias… Em um ano de mandato, os prefeitos das 26 capitais do país cumpriram 15% das promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2020.
Levantamento feito pelo g1 mostra que 166 dos 1.091 compromissos assumidos pelos então candidatos, eleitos para um mandato de quatro anos, foram integralmente cumpridos.
A relação completa por capital está na página especial “As promessas dos políticos” (consulte aqui). No link, é possível ver todas as promessas feitas pelos prefeitos e o andamento de cada uma. Para selecionar as promessas em 2020, o g1 considerou o que pode ser claramente cobrado e medido.
Os dados mostram, ainda, que 18% das promessas foram cumpridas parcialmente durante um ano de gestão – o que significa que ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue.
Já as promessas que ainda não foram cumpridas pelos governos das capitais são 66%. Oito compromissos ainda não puderam ser avaliados por falta de dados ou informações.
Trata-se de um acompanhamento ao longo da gestão. A avaliação final será feita ao término do mandato.
O monitoramento das promessas dos políticos é feito pelo g1 periodicamente desde 2015. O levantamento é feito por mais de 50 jornalistas de todo o Brasil, que seguem uma metodologia própria para separar e avaliar tudo que pode ser claramente cobrado e medido ao longo do mandato.
Status dos compromissos de campanha dos prefeitos das capitais após um ano de mandato — Foto: Elcio Horiuchi/g1
Fonte:https://g1.globo.com