Conecte-se conosco

Geral GritoMS

Rodolfo Nogueira defende o direito de propriedade privada em áreas sob estudo antropológico

Publicado

em

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) apresentou um Projeto de Lei e um Projeto de Decreto Legislativo com o objetivo de sustar os efeitos da Instrução Normativa nº 30, de 9 de agosto de 2023, editada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

A referida normativa estabelece restrições a imóveis localizados em áreas submetidas a procedimentos de demarcação ainda não concluídos, o que, segundo o parlamentar, viola dispositivos constitucionais e legais que asseguram o direito de propriedade e o devido processo legal.

A Instrução Normativa nº 30/2023 impede a emissão de declarações de reconhecimento de limites em propriedades localizadas em regiões onde há estudos antropológicos iniciados, documento essencial para comprovar que a área não integra território indígena demarcado e que é exigido em diversos procedimentos administrativos e financeiros.

“Os estudos são iniciados e a área passa a ser tratada como se já estivesse homologada. Isso gera uma série de impedimentos, como o acesso a crédito bancário, pois as instituições financeiras ficam em dúvida sobre a titularidade da terra”, afirmou o deputado.

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) propõe a sustação imediata da Instrução Normativa nº 30/2023, enquanto o Projeto de Lei tem por finalidade reforçar a proteção ao direito de propriedade e assegurar que novas instruções normativas não venham a tolher esse direito constitucional, especialmente em casos em que imóveis rurais sejam incluídos em processos administrativos de demarcação de terras indígenas ainda em fase inicial de estudo.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *