Subsídio e escalonamento dos horários: vereadores discutem medidas para conter avanço da covid-19 nos ônibus

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande reuniram, na manhã desta quarta-feira (07), representantes do Consórcio Guaicurus e da Prefeitura para debater novas medidas para conter avanço da covid-19 no transporte coletivo. Entre as sugestões, estão o subsídio para que a empresa possa aumentar a frota, diminuindo a lotação, e o escalonamento no horário dos trabalhadores que utilizam o ônibus diariamente.

“Nessa situação atípica, da pandemia, precisamos manter o distanciamento e aplicar algumas medidas de extrema urgência para diminuir o contágio. Se faz necessária uma medida emergencial, que já foi tomada em algumas capitais através de aporte financeiro. Assim, aumenta-se o número de ônibus. O município e a Agetran [Agência Municipal de Transporte e Trânsito] já fizeram o que conseguiam, aumentando as viagens no período do horário de pico”, disse o diretor-executivo da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos), Otávio Gomes Figueiró.

A Câmara tem atuado e articulado, junto ao Executivo, propostas para diminuir a lotação nos ônibus, considerado um ponto de estrangulamento para o avanço da covid-19. Na última semana, uma primeira reunião foi realizada. Antes, uma comissão de vereadores fiscalizou os terminais Morenão, Júlio de Castilho, General Osório, Guaicurus, Nova Bahia, Aero Rancho e Hércules Maymone nos horários de pico, com o objetivo de averiguar a lotação dos itinerários dos ônibus.

A Casa ainda encaminhou ofício à Agetran, com cópia ao Consórcio Guaicurus, cobrando o aumento da quantidade de ônibus circulando na Capital, principalmente nos horários de pico, por conta do aumento dos casos de coronavírus na cidade.

“Algumas medidas imediatas foram feitas. Já reforçamos a limpeza, desinfecção com hipoclorito onde as pessoas encostam mais as mãos ou sentam. Já vínhamos fazendo a desinfecção com os caminhões. Já começamos com uma quantidade de frota maior, com mais veículos nas ruas. Na manhã, temos 95 viagens a mais em relação há duas semanas atrás, e 72 a mais a tarde, isso tudo visando criar mais alternativas para o usuário”, apontou o diretor-presidente da Agetran, Janine Bruno.

Segundo o presidente da Comissão Permanente de Transporte e Trânsito da Câmara Municipal, vereador Coronel Alírio Villasanti, as decisões devem ser tomadas em conjunto, já que irão impactar diretamente na vida das pessoas. Para ele, o escalonamento do horário do comércio é fundamental para que se possa diminuir o fluxo de usuários.

“Verificamos a situação e trouxemos os principais atores para essa discussão, para que juntos possamos formular alternativas que melhore o transporte. Estudamos a flexibilização do horário do comércio, a capacidade dos ônibus. Está se encaminhando, felizmente, para que possamos discutir várias questões e buscar soluções em conjunto. É um momento de serenidade e prudência para discutir o que é bom para a população”, analisou.

Para o presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende, o debate com a Casa serve para, além de buscar soluções, desmistificar narrativas. “Está evidente a importância do transporte coletivo na vida das pessoas, e ele tem sido alvo de questionamentos. O consórcio apresentou para a Semadur [Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana] um projeto de biossegurança. Ele está sendo praticado e temos observado poucas ocorrências de pessoas resistentes ao uso da máscara”, disse, defendendo também o escalonamento do horário no comércio. 

“Não precisa apenas aumentar o número de ônibus em horário de pico. O debate em busca do escalonamento do horário de funcionamento das repartições públicas, indústria e comercio, é algo que deve ser implantado e vamos favorecer não apenas o transporte coletivo, mas também o trânsito”, finalizou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Fonte: https://www.camara.ms.gov.br/

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Recentes no Site

Prefeitura de Campo Grande