Conecte-se conosco

Geral GritoMS

Campanha de prevenção a crimes sexuais contra crianças e adolescentes é lançada

Publicado

em

O lançamento foi feito no auditório da governadoria, com transmissão ao vivo pela internet.

Foi lançada nesta terça-feira (19), pelo Governo do Estado uma campanha educativa de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa é feita em parceria com a Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Assomasul, além de outras entidades e órgãos que integram a rede de proteção às crianças e adolescentes. O lançamento foi feito no auditório da governadoria, com transmissão ao vivo pela internet.

As denúncias podem ser feitas pelo disque 100 e de forma online pelo site pc.ms.gov.br. Conselhos Tutelares, Defensoria Pública e Ministério Público também podem receber denúncias de violência sexual contra crianças, assim como órgãos da rede socioassistencial (Cras e Creas).

Caso há urgência, quando a violência estivar acontecendo a medida é ligar para o telefone 190 da Polícia Militar.

De acordo com o governador Reinaldo Azambuja, todas as pessoas precisam participar ficar atentas aos sinais e denunciar casos de violência sexual e que a campanha só terá resultado com a participação da comunidade.

“Setenta por cento dos casos de abuso contra crianças e adolescentes ocorrem dentro das casas que elas moram e 85% são praticados por parentes ou pessoas muito próximas. É algo extremamente preocupante. Então, é importante o engajamento de toda a sociedade para denunciar através do Disque 100 e a especialização das nossas polícias para punir esse agressor. Quando você faz uma campanha, você faz o chamamento da sociedade porque não basta só o Governo trabalhar essas ações. Precisamos de uma conscientização de toda a sociedade”, explica Azambuja.

Para identificar possíveis abusos é necessário estar atento a alguns sinais, entre eles: queda do rendimento escolar; mudanças de comportamento e enfermidades psicossomáticas (problemas de saúde, sem aparente causa, como dores de cabeça, erupções na pele, vômitos e dificuldades digestivas). 

Além do governador Reinaldo Azambuja, estavam presentes no lançamento o secretário Eduardo Riedel o deputado estadual Herculano Borges (autor da lei que instituiu a campanha Maio Laranja); a subsecretária Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja; a coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Desembargadora Elizabete Anache e outras autoridades.

Fonte:https://www.jd1noticias.com

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook