Entenda: ‘minhoca gigante’ faz pescador levar multa de R$ 95 mil em Mato Grosso do Sul

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Minhocuçu está na lista do Ibama como animal silvestre

Um homem foi multado em R$ 95 mil após ser encontrado com uma caixa cheia de minhocuçus no município de Miranda, a 203 km de Campo Grande. Minhocuçus são uma espécie de minhoca gigante, utilizadas como iscas vivas para pesca.

A autuação foi feita pela equipe do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na quarta-feira (9). O minhocuçu está na lista do Ibama como animal silvestre, por isso a captura e venda do animal é considerada crime. O minhocuçu é conhecido como minhoca gigante e pode chegar até 60 cm. O animal é geralmente utilizado para a pesca predatória.

Segundo informações do Ibama, houve uma denúncia sobre a comercialização dos minhocuçus, que não são espécies do MS. Os animais não podem ser coletados na natureza sem autorização do Ibama e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). 

A comercialização de minhocuçus só pode ser realizada por criadouros, é preciso ser licenciado para criar e comercializar. No caso de Miranda, a fiscalização verificou que esses animais não têm origem de criadores regularizados e foi feita a apreensão. Animais foram destinados ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Recentes no Site

Prefeitura de Campo Grande