Conecte-se conosco
PUBLICIDADE

Geral GritoMS

Outubro Rosa: Fé e superação marcam história da Rosa Mendonça que venceu o câncer

Publicado

em

Outubro Rosa é o mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse é o tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil. O Ej News bateu um papo com a Rosa Mendonça de 64 anos, que venceu a luta contra essa doença há 16 anos.

Rosa não come carne vermelha, ela conta que tem uma alimentação regrada. A moradora de Corumbá é um verdadeiro exemplo de superação, atualmente participa da coordenação do projeto VidaOnco, grupo Terapêutico com Psicóloga, e voluntaria na Associação de Pacientes, Amigos e Cuidadores Oncológicos de Corumbá, Ladário e região (APACON) e do projeto beneficente Esquadrão da Juventude, que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Me sinto iluminada, a minha fé em Deus me fez superar tudo isso, quando o nódulo apareceu no final do ano de 2004, imediatamente procurei uma unidade básica de saúde, onde fui encaminhada para um oncologista e realizei todos os exames, onde foi contatado câncer maligno, depois disso começou minha luta, fui para Campo Grande, fazer o tratamento que durou 6 meses, fiz 33 sessões de radioterapia e uma medicação por 5 anos e uma serie de exames a cada seis meses, para ver se estava tudo nos conformes” finalizou Rosa.

Para Rosa assumir a carequinha não foi problema, sem dúvidas o apoio de sua família e amigos, fez com que ela passasse esse momento delicado com mais leveza. “Não posso dizer que foi fácil, mais o tempo todo fui bem atendida e levei comigo durante o tratamento a fé, que nunca me faltou na minha vida” concluiu.

Câncer de Mama: Movimento Outubro Rosa

Segundo o INCA, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Atenção

Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. A confirmação diagnóstica só é feita, porém, por meio da biópsia, técnica que consiste na retirada de um fragmento do nódulo ou da lesão suspeita por meio de punções (extração por agulha) ou de uma pequena cirurgia. O material retirado é analisado pelo patologista para diagnostico.

Tratamento

O prognóstico do câncer de mama depende da extensão da doença (estadiamento), assim como das características do tumor. Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. Quando há evidências de metástases (doença a distância), o tratamento tem por objetivos principais prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.

As modalidades de tratamento do câncer de mama podem ser divididas em:

Tratamento local: cirurgia e radioterapia (além de reconstrução mamária)

Tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Fonte:http://www.ejnews.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook