Geral GritoMS
Seringas, hastes e testes de covid-19 são jogados na beira de estrada
Materiais descartáveis, muitos deles sujos de sangue, estavam espalhados na BR-463
Lixo hospitalar foi jogado na tarde desta terça-feira (21) na margem da BR-463, em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Entre os materiais espalhados na beira da estrada, nos fundos do BNH 4º Plano, estão testes rápidos usados para detectar a dengue e o novo coronavírus.
Também foram encontradas seringas e luvas descartáveis, lixo sujo de sangue e swabs – hastes com algodão na ponta utilizadas para coletar secreção nasal usada no RT-PCR, o exame molecular também para detectar o novo coronavírus.
O local onde os materiais foram encontrados fica na saída para Ponta Porã. Morador dos arredores denunciou o caso ao site Dourados News.
A suspeita é de que o lixo tenha caído de algum caminhão de coleta. Entretanto, a prefeitura informou, através da assessoria de imprensa, que o lixo hospitalar e das unidades de saúde é recolhido em caminhão fechado e descartado em espaço apropriado no aterro sanitário.
Hoje, o comitê local de enfrentamento à pandemia informou que Dourados tem 3.834 casos positivos do novo coronavírus, 105 casos novos em relação a ontem. Conforme a prefeitura, os exames ainda estão acumulados devido a um problema no sistema nacional, ocorrido desde sábado.
De todos os infectados, 2.292 são considerados recuperados e 1.464 em isolamento domiciliar. Dourados já teve 51 mortes por covid-19. A cidade possui 57 pacientes com teste positivo hospitalizados, sendo 27 de Dourados e 30 moradores região.
Em leitos de UTI são 24 pacientes – 10 de Dourados e 14 da região. Outras 34 pessoas estão internadas em Dourados com suspeita de covid-19 ou com síndromes respiratória
Fonte: CAMPO GRANDE NEWS
Por Helio de Freitas, de Dourados